Header Ads

Gabarito de vestibular tem a mesma sequência de respostas dos concursos da Secult e da Seduc

As 60 primeiras respostas nos gabaritos de línguas espanhola, francesa e inglesa do vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece) são idênticas à ordem de respostas dos concursos das Secretarias da Cultura (Secult) e da Educação do Estado (Seduc). Os três certames, que aconteceram neste ano, em diferentes datas, são de responsabilidade da Comissão Executiva do Vestibular da Uece (CEV/Uece). Candidatos da Seduc acreditam que fato não foi engano e classificam a execução do concurso como "amadora".


No total, são 840 questões nas três provas de língua estrangeira (espanhola, francesa e inglesa). Cada avaliação possui quatro gabaritos diferentes, com 70 questões cada. Nos blocos dos gabaritos, há uma ordem de respostas coincidentes até a questão 60. Em todas as provas, há 720 letras ordenadas. O restante, 120, segue ordem aleatória. A semelhança foi apontada por candidatos a cargos de professor no concurso da Seduc.

Um concursando, que prefere não se identificar, apontou a mesma coincidência nos concursos da Secult e Seduc, conforme O POVO Online publicou. No total, as 14 provas dos concursos para a Secult e as 19 da Seduc tiveram sequências de 30 ou 60 questões coincidentes. O candidato ainda destaca falhas nos números que constam na nota de esclarecimento da CEV/Uece, publicada no último sábado, após matéria do O POVO Online.


“É inadmissível (um concurso) desse porte, que pretende contratar 2. 500 servidores pro Estado, ser conduzido de uma maneira tão amadora. Com gabarito repetido, com sequência nos gabaritos, entre os gabarito um, dois, três e quatro, que a Uece vem adotando em todos os concursos a mesma sequência fixa, como pode ser facilmente verificado. E há erros, até na nota que fala sobre os erros do concurso”, diz o candidato a professor.
Presidente da CEV/Uece, Fábio Perdigão reconhece a falha. De acordo com ele, o que houve foi uma falha humana. “É comum acontecer esse tipo de erro. É lamentável, mas já aconteceu no Brasil”. O responsável garante que não há prejudicados nem beneficiados pela falha - apesar de a sequência de respostas no gabarito se repetir em três concursos realizados em dias. “Garanto que não acontecerá no futuro, nem tinha notado”, afirmou Perdigão. O responsável ainda garantiu a lisura dos concursos.


A Seduc, em nota, afirmou que acompanha o concurso para professor do Estado e aguardará os esclarecimentos da comissão organizadora da Uece. O certame da pasta foi o último que aconteceu, em 21 de outubro. Sete dias antes, em 14 de outubro, as provas da Secult foram aplicadas. Esse é o primeiro concurso público da pasta cultural do Estado, que teve 3.956 candidatos inscritos disputando 102 vagas para cargos de nível superior. O número de concorrentes da Seduc foi de 55.238 para 2.500 vagas como professor da rede pública estadual.


Dyego Soares, estudante de doutorado do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), afirma que a coincidência nas provas de dias diferentes é estranha e preocupante. “Isso, de fato, tem uma probabilidade extremamente baixa de acontecer. Parece uma falha de software. Pras provas do mesmo dia, tudo bem. Mas para provas de dias diferentes isso é um problema grave de segurança”, analisa.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.