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Descaso no setor de emplacamentos no posto do DETRAN em Farias Brito.



Há bastante tempo venho interrompendo essa reportagem por entender que, com a pandemia os atendimentos e atrasos na entrega de placas era aceitável mas, infelizmente está na hora de expor a atual situação em que vem ocorrendo baseado nos relatos de mais de 30 pessoas no decorrer da pandemia e nos dias atuais.

Mas para isso é importante entender como funciona o sistema de emplacamento de um veículo, seja ele motocicleta, carro, etc.

Pela legislação atual não é permitido nenhum veículo de nenhum porte, transitar sem o seu registro junto ao DETRAN. Portanto,  a partir do momento em que se compra um veículo o mais certo é ir diretamente para um posto do Detran para registro de veículo junto ao órgão o "Emplacamento". Nesse processo é feito todo através de boletos, onde as taxas são extraídas do Sistema Getran, que é  o sistema usado por funcionários credenciados pelo órgão estadual. Depois que essas taxas são extraídas o novo proprietário dirigir-se há uma agência bancária para pagamento. Nenhum dinheiro em espécie é pago no local (posto) tudo é via banco.


Ocorre que esses são os registros do veículo, ou seja a documentação. A placa no caso, não é  expedida pelo órgão, e sim por empresas credenciadas a confeccionarem. Sendo assim, aqui em Farias Brito logo após vc dar entrada no processo de emplacamento o dinheiro da "placa" fica com um funcionário do posto e, ele se responsabiliza em entrar em contato com uma empresa para a confecção da placa. Só que os clientes, donos de veículos em algumas vezes já estão com 08(oito) ou 09(nove) meses sem receber  a placa sendo que já pagaram o emplacamento e, por incrível que pareça todos estão indignados com as desculpas dadas por alguns funcionários do posto do Detran aqui da cidade.


A nossa reportagem até já tentou de alguma forma entender tal situação falando com pessoas ligadas ao posto e na ocasião foi digo o seguinte que era por causa dos decretos estaduais, por isso o posto estava fechado.  Para se aprofundar mais ainda, resolvemos entrar em contato com o diretor regional de trânsito e saber se realmente os atrasos era por isso, só que, enquanto o posto daqui estava fechado, que atende uma minoria o Detran regional estava funcionando. A justificativa repassada pelo diretor é que o posto poderia está fechado porque seguia decreto municipal. 

 Fomos nos informar e  o decreto daqui só parou o serviço público 01 (uma) semana. São essas apurações feitas para chegarmos a conclusão de que, houve descaso com a população, houve negligência e a pergunta que nossa reportagem faz é; cadê as placas dos veículos? Por quer tem placas com nove meses de atraso, enquanto novos usuários que chegam a placa chega mais rápido? Qual a resposta conclusiva para isso? Isso pode até não ser da minha conta como "César". Mas como um cidadão e repórter queremos explicações.

Da redação



Um comentário:

  1. A minha demorou 6 meses .tive que fazer uma reclamação no site ceará transparente

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