Header Ads

Imunização - Vacina contra a pneumonia é aprovada para todas as idades.

Imagem Ilustrativa. Rerpodução

Anvida amplia uso em adultos de 18 a 49 anos. Medida beneficia pacientes crônicos, como diabéticos e hipertensos.


O imunizante também foi aprovado para adultos com 50 anos ou mais em mais de 90 países.

A vacina Prevenar 13, que protege contra as infecções causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo), como a pneumonia, foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a imunização de jovens e adultos entre 18 e 49 anos. A Prevenar 13 já era indicada para crianças e adolescentes de 2 meses a 17 anos e adultos com 50 anos ou mais.

Segundo o diretor médico da Pfizer, Eurico Correia, a ampliação do uso da vacina é uma medida especialmente importante para os pacientes com comorbidades, como os asmáticos, hipertensos, imunocomprometidos e os portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

"Pessoas com doenças crônicas, como diabete e hipertensão, são mais propensas a desenvolver doenças pneumocócicas e podem ter afetadas suas funções físicas e vitais, atingindo a saúde de forma significativa", afirma.

A vacina

A vacina pneumocócica conjugada 13-valente protege contra os sorotipos mais prevalentes da bactéria pneumococo em todo o mundo. Trata-se da vacina pneumocócica conjugada mais usada em todo o mundo. Introduzida para uso de bebês e crianças em 2009, na Europa, atualmente a vacina já está aprovada em mais de 120 países para esse público.

O imunizante também foi aprovado para adultos com 50 anos ou mais em mais de 90 países. No caso do Brasil, a aprovação da Anvisa para o uso nessa faixa etária ocorreu em 2013. A imunização já era indicada para crianças de até seis anos incompletos. Em 2015, a agência regulatória brasileira estendeu a indicação para adolescentes até 17 anos.


Pneumonia no Brasil


Entre julho de 2015 e julho de 2016, foram registradas 663.219 internações relacionadas à pneumonia em hospitais brasileiros ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde indicam que, apenas em 2014, foram registradas 70.912 mortes pela enfermidade.


Três em cada 10 casos de pneumonia, diagnosticados por exames laboratoriais, são provocados pelo pneumococo, bactéria que é responsável por 1,6 milhão de mortes por doenças pneumocócicas a cada ano no mundo. A pneumonia pneumocócica pode levar a complicações importantes, como insuficiência respiratória e cardíaca.

Fonte Diário do Nordeste.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.