Header Ads

Farias Brito realiza mobilização para a prevenção do Câncer de Mama

Foto Reprodução. Redes Sociais
Na manhã de hoje dia 21 de outubro Farias Brito realizou uma grande mobilização em valor da campanha de Prevenção ao Câncer de mama, uma realização do CREAS e o CMDM. O evento realizou debates e palestras explicando qual a forma correta de se realizar o autoexame, uma medida prioritária para a constatação da doença ainda no seu estágio inicial. Com o diagnóstico do Câncer de mama na fase inicial, as chances de combater a doença e de cura parcial é bem maior.
Vale lembrar que o câncer de mama acontece não somente em mulheres, mais os homens também, sendo que as mulheres estão mais propensas à doença.       
                 
O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Segundo a Estimativa sobre Incidência de Câncer no Brasil, 2014-2015, produzida pelo Inca, o Brasil terá 576 mil novos casos de câncer por ano. Desses, 57.120 mil serão tumores de mama.
O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente. É importante lembrar que nem todo tumor na mama é maligno e que ele pode ocorrer também em homens, mas em número muito menor. A maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames médicos.

Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.
“População Informada, Povo Saudável”.


Da Redação


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.